5 hábitos que causam corrimento vaginal

5 hábitos que causam corrimento vaginal

Secreções vaginais são normais, sabia? Trata-se da umidade natural do aparelho genital feminino. Durante a ovulação, por exemplo, você pode observar um líquido meio esbranquiçado e sem odor por alguns dias. Em alguns casos, no entanto, os corrimentos podem indicar alguma doença, principalmente quando vêm acompanhado de outros sintomas. O mais comum é o provocado pelo fungo Candida albicans, que também causa coceira e mau odor. Na dúvida, converse com o seu gineco. A seguir, veja cinco hábitos que acentuar o problema.

1) Usar lenços umedecidos

Eles podem ser úteis para levar na bolsa, mas usá-los todos os dias como parte da higiene íntima pode alterar a flora da região vaginal. E, como consequência, provocar corrimentos.

2) Ficar muitas horas de biquini molhado

Locais úmidos e escuros favorecem a proliferação de fungos e bactérias. Alguns deles, em excesso, causam corrimentos. Na volta da praia ou na piscina, troque as roupas de banho assim que possível.

3) Ter relações sexuais sem proteção

Essa é clássica. Transar sem camisinha, além do risco de engravidar, pode causar inúmeras doenças, entre elas a candidíase (aquela do fungo Candida albicans).

4) Usar calcinhas de tecidos sintéticos

Roupa íntima de tecido sintético prejudica a ventilação, digamos assim, da vagina. O que faz com que o local se torne abafado e perfeito para a proliferação de microorganismos indesejáveis. Prefira modelos de algodão.

5) Depilar a região do púbis em excesso

Assim como os da narina e os dos olhos, os pêlos pubianos têm a função de proteger a região da vagina de infecções. Por isso, a dica é depilar apenas o excesso e manter ao menos uma camada rente aos grandes lábios.

Você pode gostar de ler:

Vaginismo: a dor que até impede a penetração no sexo

Vaginismo: a dor que até impede a penetração no sexo

O Vaginismo é uma disfunção sexual caracterizada pela dificuldade de uma pessoa com vagina (mulher cisgênero, homem transgênero ou pessoas não-binárias) em ter uma relação sexual completa – por sentir dor ou uma...

Sexo na menopausa: é possível ter prazer?

Sexo na menopausa: é possível ter prazer?

A menopausa corresponde à última menstruação das pessoas com útero, uma fase natural da vida que costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade. Os ovários diminuem a produção de hormônios e podem surgir sintomas...