A ingestão de bebidas alcoólicas não afeta o efeito do anticoncepcional. No entanto, o abuso do álcool pode aumentar os níveis do hormônio feminino estrogênio, o que pode causar dores de cabeça, inchaço e disfunções gastrointestinais.
É importante ressaltar que embora não afete o efeito dos anticoncepcionais orais, o álcool pode provocar vômitos e, caso a pílula ainda não tenha sido absorvida pelo organismo, a sua eficácia pode ser comprometida.
No caso dos anticoncepcionais com ação local, como os DIUs (DIU de cobre e DIU hormonal), o álcool não compromete o efeito e eficácia, dado que a ação é diretamente no útero.
Vale lembrar que o uso intensivo e rotineiro do álcool pode acarretar problemas de saúde diversos, por isso deve-se utilizar moderadamente. Consulte o seu médico para mais orientações..
Vaginismo: a dor que até impede a penetração no sexo
O Vaginismo é uma disfunção sexual caracterizada pela dificuldade de uma pessoa com vagina (mulher cisgênero, homem transgênero ou pessoas não-binárias) em ter uma relação sexual completa – por sentir dor ou uma...