Ter secreção vaginal natural, além de ser comum para todas as mulheres, pode dizer muito sobre a nossa saúde íntima. E quem confirma essa afirmação é a ginecologista Carolina Ambrogini: “A secreção pode ajudar a identificar um problema ou pode mostrar até em que fase do ciclo menstrual você está”. Logo após a menstruação, a médica explica que o muco vaginal pode ser um pouco amarelado, por conter ainda resquícios de sangue. Antes do período ovulatório ela volta à cor normal (transparente) e fica mais escassa.
Durante a ovulação fica mais abundante e fluida, com aspecto de clara de ovo. Nesse período, em que ocorrem também os dias mais férteis do ciclo, o nosso corpo produz mais secreção para melhorar a lubrificação da vagina. Depois da ovulação é normal que a secreção fique branca e com uma consistência mais espessa. Confira o vídeo em que a especialista explica tudo!
Quem usa pílula tem uma secreção mais consistente
Segundo a médica, as mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional naturalmente vão ter uma secreção mais espessa constantemente. Isso acontece por influência dos hormônios contidos no medicamento e é um mecanismo para dificultar a passagem dos espermatozóides até o óvulo e evitar a possível fecundação.
Em dias mais quentes a umidade aumenta
Em dias mais quentes, a especialista fala que é comum aumentar a umidade da região íntima, mas isso não quer dizer que seja um excesso de secreção. A sensação úmida é causada pela transpiração da região íntima, o que pode ser amenizado com ajuda de protetores diários, que absorvem a umidade e ainda neutralizam possíveis odores causados pelo suor. É necessário escolher a versão respirável desse produto, pois ela permite a circulação de ar na área, sem causar abafamento.
Matéria originalmente publicada no portal Só Delas.