Há restrições para usar o absorvente interno?
A única restrição que pode existir para o uso do absorvente interno é caso a mulher tenha algum problema envolvendo sua região íntima. “As mulheres que estejam com alguma infecção vaginal ou que tenham alteração anatômica na vagina não devem usar absorventes internos”, afirma a ginecologista.
Muita gente ainda fica com medo de usar o absorvente interno quando ainda é virgem. Mas essa restrição não passa de um mito! Mesmo que a menina não tenha tido relações sexuais, não tem nenhum problema usar esse tipo de absorvente. “Virgindade não é contraindicação, pois o absorvente não rompe o hímen, mas não é recomendado ter relações sexuais com o absorvente interno”, esclarece ela.
Quais são as vantagens do uso desse tipo de absorvente?
A principal vantagem desse tipo de absorvente, segundo Carolina, é o conforto. Basta saber colocá-lo do jeito certo que você não vai sentir nenhuma dor ou incômodo. A profissional cita outras vantagens. “A possibilidade de entrar no mar ou piscina e praticar atividade física, pois ele é discreto, não marca a roupa e permite total mobilidade para a mulher”, diz. Você não precisa abrir mão de nenhuma atividade quando está menstruada, e o absorvente interno pode ser seu grande aliado para isso.
Absorvente interno também é indicado para fluxo intenso?
As únicas restrições para o uso do absorvente interno são as infecções e alterações anatômicas, que já foram citadas. “Fora isso, todas as mulheres podem usar, mesmo as que acabaram de menstruar. Nesse caso, sugiro começar com o mini para se acostumarem”, reforça a médica. Para quem tem um fluxo muito intenso, isso também não é um problema, basta optarem pelo tamanho Super e trocá-lo em intervalos mais frequentes.