Algumas doenças podem ser transmitidas através do sexo
As DSTs, como são chamadas as doenças sexualmente transmissíveis, são complicações causadas por vírus, bactérias e outros microorganismos que são transmitidos durante a relação sexual sem proteção. Essas doenças possuem diferentes graus de gravidade e geralmente são manifestadas através de bolhas, verrugas, feridas, corrimentos e odor vaginal muito forte. As mais conhecidas são: AIDS, HPV, herpes, tricomoníase, clamídia e gonorréia, mas também existem outros tipos.
Caso o parceiro esteja infectada e vocês não estiverem usando camisa, você também pode ser infectada. Por isso, o uso do preservativo é indispensável em qualquer relação sexual, tá?
Existem diversos tipos de métodos contraceptivos
Se você já foi ao ginecologista provavelmente ele já deve ter falado sobre a importância do método contraceptivo para prevenir a gravidez indesejada. Existem métodos de barreira como a camisinha e o DIU, pílula anticoncepcional, injeção anticoncepcional, entre outros. Converse com seu ginecologista e, juntos, vocês devem escolher o método mais indicado para o seu organismo e estilo de vida.
O clitóris é responsável por potencializar o orgasmo feminino
O tão falado clitóris é um órgão bem pequenininho localizado na abertura superior da vagina e tem como única função dar prazer sexual à mulher. Ao ser estimulado, ele ajuda a estimular o orgasmo e fazer com que você chegue lá mais rápido. Então, agora é só localizá-lo e conversar com seu parceiro como ele pode te surpreender ainda mais.
A higiene íntima após a relação sexual é fundamental
Depois da relação sexual, o primordial é ir ao banheiro urinar, explica a ginecologista Carolina Ambrogini: “É necessário para que possíveis bactérias que tenham entrado na bexiga durante a relação sexual sejam eliminadas, evitando um possível infecção urinária”. Se for possível, a médica também recomenda fazer uma higienização da área íntima após a relação: “Deve-se lavar externamente com água, mas sem realizar a ducha vaginal, pois esta pode impulsionar bactérias sexualmente transmissíveis para dentro do útero”, alerta.
Suas visitas ao ginecologistas precisam ser regulares
Agora que você iniciou a vida sexual, ir ao ginecologista com regularidade torna-se mais importante. O exame preventivo feito pelo médico, por exemplo, é fundamental para prevenir o câncer do colo do útero e identificar possíveis DSTs.