Estou casada há 13 anos, tenho dois filhos e sempre tive uma ótima vida sexual com o meu marido. Mas, de um ano para cá, deu aquela esfriada. Já procurei ajuda médica, comprei produtos na sex shop… e nada. Fiquei sabendo da maca peruana. Ela funciona?
J. Lima, por e-mail
A maca peruana, bem como outros afrodisíacos naturais, não tem eficácia comprovada e geralmente funciona como placebo. E, como a libido feminina é muito complexa para ser resolvida com produtos milagrosos, minha proposta é que você faça uma autoanálise do que aconteceu neste último ano. Para ajudá-la nessa tarefa, reflita sobre os três itens a seguir:
+ Sexo: 3 coisas que podem ajudar a aumentar a libido
Rotina – Será que ela não está cansativa demais? No fim do dia você tem energia ou só quer dormir? Tem sintomas de fadiga e desânimo? Como o sexo requer disposição física, se você está sempre cansada, é impossível ter vontade de transar.
Relacionamento – Ocorreu algo diferente entre vocês neste último ano? Estão brigando mais? Deixaram de se elogiar ou admirar? Na rotina com as crianças, há momentos livres para o namoro? Conseguem sair só os dois? Têm hábitos de erotização, como assistir a filmes eróticos, usar lingerie especial e realizar fantasias?
Corpo – Você está feliz com ele? Se acha bonita e sexy? E sua saúde? Qual o seu método contraceptivo? Você usa antidepressivos? Para algumas mulheres, os métodos anticoncepcionais hormonais, doenças como hipotireoidismo e depressão podem interferir no desejo sexual.
Se você se identificou com algum item dessa reflexão, é importante agir antes de partir para um medicamento, como os à base de testosterona, para melhorar sua libido. Lembre-se que pode ser um fator, um conjunto deles ou o próprio relacionamento o causador da falta de desejo. É importante o casal se reinventar para manter a chama acesa.
Matéria originalmente publicada em minha coluna da Revista Crescer.