Amamentei meu filho até 2 anos. Porém, cerca de 6 meses depois que parei com o aleitamento materno, durante uma relação sexual meu marido sentiu que havia saído leite do meu peito. As carícias nos seios podem estimular a saída do leite após o término da amamentação?
Adriana Sanches, pelo Facebook
As mamas são importantes zonas erógenas da mulher. No entanto, no período de aleitamento, elas se tornam uma fonte de alimento para o bebê e devem ser exclusivamente dele, inclusive para evitar o risco de contaminação. Como você amamentou seu filho por um longo período, é comum que tenha um pouco de leite residual nos seus ductos mamários, que pode sair quando a mama é estimulada. Fique tranquila porque isso é normal e, como os mamilos são considerados órgãos secretores, é natural que isso aconteça com muitas mulheres depois da amamentação ou até algum tempo depois, sem que percebam.
Entretanto, mesmo assim eu sugiro que você marque uma consulta com seu ginecologista e converse com ele sobre o assunto, pois existem secreções mamárias, como a cristalina ou com sangue, que podem indicar uma complicação mais séria – como câncer. Se o médico ficar na dúvida, ele poderá pedir exames complementares, como ultrassom e mamografia, que servem para rastrear nódulos, cistos ou outras lesões.
Se for realmente leite materno, o médico pode indicar um medicamento para bloquear a produção de prolactina, o hormônio que ajuda a secretar o leite. Usar um sutiã mais apertado ou enfaixar (isso mesmo!) as mamas por alguns dias também ajuda a bloquear ou desestimular a produção de prolactina. Com essas medidas, pode ter certeza de que logo, logo você e seu marido vão poder usufruir das mamas novamente como zonas de prazer.