Como está a sua carteira de vacinação?

Responda rápido: qual foi a última vez que você tomou uma vacina? Foi contra a febre amarela, para viajar para aquele lugar inóspito no meio do mato? Ou contra a gripe, na campanha de vacinação da firma? Pois saiba que o calendário de vacinação da mulher inclui muito mais doses do que essas para situações especiais. Então, vejamos!

Entre as vacinas que a mulher tem de tomar na vida adulta está o reforço da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Ela é recomendada principalmente para as que pretendem engravidar, já que os vírus podem deixar sequelas no bebê. Além disso, tem também o reforço da dupla (ou seja, contra difteria e tétano), a contra catapora, para quem não teve a doença na infância, e as doses contra hepatite A e B. A vacina do HPV, que previne infecções por papilomavírus, só é indicada para mulheres de até 26 anos. Além dessas, há a meningocócica conjugada, contra certos tipos de meningite. Nem todas estão disponíveis para adultos nos postos de vacinação infelizmente. Confira o calendário completo da Sociedade Brasileira de Imunizações, com a indicação das doses, aqui. E se você estiver grávida, é claro que tem de conversar com o seu obstetra antes de tomar qualquer uma delas, porque muitas são proibidas durante os nove meses.

Lembre-se de que manter o calendário de vacinação em dia significa não apenas proteger a si mesma, como também cuidar também do resto da sua família, já que evita a transmissão de várias doenças a quem estiver ao seu redor.

Você pode gostar de ler:

Vaginismo: a dor que até impede a penetração no sexo

Vaginismo: a dor que até impede a penetração no sexo

O Vaginismo é uma disfunção sexual caracterizada pela dificuldade de uma pessoa com vagina (mulher cisgênero, homem transgênero ou pessoas não-binárias) em ter uma relação sexual completa – por sentir dor ou uma...

Sexo na menopausa: é possível ter prazer?

Sexo na menopausa: é possível ter prazer?

A menopausa corresponde à última menstruação das pessoas com útero, uma fase natural da vida que costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos de idade. Os ovários diminuem a produção de hormônios e podem surgir sintomas...