Aprendendo com as pacientes

   Ontem atendi uma senhora de 59 anos que já era minha paciente para sua consulta de rotina anual. Ao cumprimentá-la, mal a reconheci, estava totalmente mudada. Para muito melhor! Emagreceu, estava com um corte de cabelo moderno e toda fashion.
   Durante a consulta ela me contou que há uns três meses, em exames de rotina com o cardiologista, os índices de colesterol e triglicérides estavam altíssimos. Logo de cara, o médico recomendou uma medicação e mudanças nos hábitos de vida, a velha receita de praticar exercícios e alimentação balanceada. A paciente pediu um prazo para tentar reverter a situação sem medicação, não queria tomar o remédio!
  A partir daí iniciou um programa de atividade física com exercícios aeróbicos diários e foi à nutricionista. Resultado: perdeu sete kg, o colesterol LDL (o ruim) voltou ao normal e os triglicérides de 280 foram para os íncríveis 87!!! E as mudanças não ficaram restritas à parte física, a perda de peso e o bem-estar que os exercícios geram, causaram uma melhora na auto-estima surpreendente. Ela comprou roupas novas, mudou o cabelo e se sentia mais disposta. Nem preciso dizer que a vida sexual também deu uma “renovada”, consequência direta da auto-imagem positiva.
   Achei  estas mudanças um belo exemplo de como só nós mesmos temos a capacidade de “tomar as rédias”de nossa vida e conduzí-la para onde queremos. Para isto é preciso força e determinação. Já falei que adoro Tarot? O jogo é lindo e não acho que seja um oráculo e sim um instrumento de auto-conhecimento. Existe uma carta no tarot que se chama ” O Carro” que tem justamente este significado: o de ser o “líder” da própria vida. Reconheço, para muitas não é fácil emagrecer ou iniciar atividade física. São muitas as desculpas, falta de tempo, cansaço, filhos, etc. Eu mesma, estou para perder uns dois kg que já se transformaram em 3 há algum tempo, mas agora me inspirei na minha paciente e já comecei hoje a minha dieta! E você? Precisa mudar alguma coisa?

A carta: O Carro do Tarot Egípicio
Conduza sua própria vida