Saiba se ovário policístico tem cura e quais são os tratamentos
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal relativamente frequente nas mulheres em idade reprodutiva. Ele é caracterizado pela presença de sintomas como acne, aumento de pelos e dos níveis de testosterona e/ou a ausência de ovulação, o que gera ciclos menstruais irregulares.
A simples presença de cistos no ovário não significa que a mulher tenha a síndrome. O tratamento controla os sintomas, mas é difícil falar em cura. Muitas vezes, pode acontecer quando a mulher emagrece, já que a SOP é altamente influenciada pela resistência à insulina, condição causada pelo excesso de peso.
Por isso, nesse caso, evitar os quilos a mais é importante. Realizar atividades físicas regulares é fundamental. Essa atitude funciona como um tratamento não medicamentoso. Se a síndrome não for controlada dessa forma, podem ser usados remédios que ajudam a abaixar a insulina ou pílulas anticoncepcionais para as mulheres que também desejam um método contraceptivo.
Para as que querem engravidar, muitas vezes a ovulação precisa ser estimulada por medicamentos para acontecer uma gestação.
Pergunta e resposta originalmente publicadas na coluna “Ame seu Corpo”, no site da revista Cosmopolitan Brasil.